Pular para o conteúdo principal

Vamos fazer uma pausa e beber água?

 As águas de março fecharam o verão e o que temos agora pela frente é o típico outono brasileiro marcado pelo tempo seco e oscilação de temperatura. E a mudança no ambiente atinge o nosso corpo e os cuidados precisam ser reforçados para manter a saúde em dia. O principal cuidado deve ser com a hidratação. Claro que esse cuidado é importante o ano todo, mas precisamos colocar um esforço extra pra compensar o tempo seco!



“Todos os seres vivos dependem da água, ela é fundamental para a vida humana. A frase ‘no verão a gente transpira mais e, portanto, precisa mais de água’ é totalmente verdade. Tanto que a recomendação da OMS é que uma pessoa de 80 kg beba entre 2,1 e 2,4 l de água. Eu acho que para a realidade do país essa recomendação deveria ser de 3,5 a 4 l”, ressalta Marcelo Cassio de Souza, nutrólogo do Hospital Moriah, em São Paulo.


A melhor forma de combater os efeitos do tempo seco é, sem dúvidas, beber água! Logo, mesmo que não tenha sede, é importante beber bastante água para manter o corpo hidratado de dentro para fora.


Além da ingestão de água é importante manter a hidratação com a ajuda de uma alimentação equilibrada, com a presença de frutas, legumes e hortaliças que além de ricos em nutrientes possuem água na composição e ajudam na hidratação do nosso corpo.


“Com alimentação rica em frutas, legumes e verduras a pessoa já está se hidratando. Poderia atingir a quantidade necessária com a ingestão de água, água de coco e sucos. Mas tem de ser tudo natural. Os refrigerantes não são indicados. Eles até têm água, mas têm gás, têm açúcar em quantidade muito grande, e mesmo os sem açúcar têm edulcorantes e adoçantes sintéticos, que não fazem bem à saúde”, orienta o médico.


E para reforçar os cuidados é importante o cuidado com o ambiente. A limpeza com pano molhado entra para tirar a poeira de cena. E sempre que possível umidificar o ar com o uso de bacias, toalhas molhadas esticadas e se possível fazendo uso de aparelhos umidificadores. 


Mas não esqueça de deixar as janelas abertas para deixar o ar circular e evitar que a umidade traga propagação de fungos indesejados. São cuidados essenciais que precisam entrar na rotina para a prevenção de quadros que possam prejudicar nossa saúde, como diz o ditado: prevenir é sempre o melhor remédio.


Comentários