Pular para o conteúdo principal

Dicas de plantas que dão pouco trabalho


 Pensar em plantas sempre traz o imaginário de um quintal bucólico com uma grande diversidade de espécies crescendo em harmonia. Mas essa realidade não é para todos, seja por falta de espaço ou tempo para dedicar ao cuidado. Nesse contexto, a dica é investir em plantas de espécies que não crescem tanto e precisam de cuidados mais simples para garantir um respiro dentro de casa.


A princípio deve ser decidido o espaço, pode ser em vasos, canteiros, parapeitos ou nas janelas para aproveitar ao máximo a luz do sol.


Pra quem não pretende pesquisar espécies e nomes, o ideal são as mais simples como suculentas e cactos, que além do tamanho reduzido precisam de pouca água. No caso das suculentas, uma dica importante é que as de coloração roxa ou laranja preferem os ambientes externos, enquanto as verdes se dão melhor em ambientes internos.


Outra opção são as folhagens, plantas como xanadu, costela de Adão, pacová e alocasia que ficam lindas nos vasos.


Também são indicadas:

- Espada de São Jorge: Embora apareça com frequência em canteiros, pode ser facilmente cultivada em vasos, inclusive pequenos, como o do ambiente ao lado. É resistente e pode ser mantida em pleno sol ou à meia-sombra. Vive bem em ambientes externos ou dentro de casa. Regue uma vez por semana, tomando cuidado para não encharcar o solo.


- Violeta: Clássica entre quem gosta de planta, é fácil de cultivar e exige poucos cuidados no dia a dia. O ideal é mantê-la longe de sol direto, mas em ambientes iluminados e bem ventilados. Molhe somente quando observar que o solo está seco, evitando excesso de água, inclusive no pratinho.


- Zamioculca: É bem resistente à falta de água, exigindo poucas regas e em intervalos espaçados. Não necessita de muita luminosidade para se desenvolver – quanto mais escuras as folhas, menos luz é necessário. Vive bem, portanto, em ambientes internos e pode ser mantida tanto em vasos menores, quanto maiores.


- Costela de Adão: opção para quem não tem tanta afinidade com o universo da jardinagem. A espécie é fácil de cuidar e exige pouca atenção, mas bastante luz natural.


- Hangers: Quem tem pouco espaço no chão pode apostar nos suportes aéreos, que estão super em alta deixam o ambiente verde e cheio de charme. Neles, vão bem plantas como jiboia, hera, cissus, chifre de veado, lambari e columeias, que precisam de pouca água ao longo da semana, podendo ser só borrifadas no dia a dia.


- Antúrio: conhecido como curinga para locais com baixa iluminação natural. Sua irrigação deve ser feita de 3 a 4 vezes na semana, já que necessita de solo úmido para se desenvolver bem. Sua cor destaca o local onde ela está, mas evite lugares escuros para não prejudicar seu crescimento.





Comentários